Esse blog destina-se a relatar aspectos de beleza e sua busca excessiva.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A Beleza da essência humana.


O aspecto biológico de atração entre machos e fêmeas nas espécies envolvem sinais detectados como odor, vocalização ou algum outro conteúdo sedutor. Entre os animais esses aspectos de atração estão relacionados à perpetuação da espécie. Na espécie humana, em particular, há todo um contexto biopsicossocial. Primeiramente devemos ressaltar que a atração sexual para os humanos não depende de um período fértil da fêmea para que possa haver a cópula, depende tão somente da atração entre os pares.
             É nesse contexto que temos a influencia dos fatores civilizatórios influenciando o comportamento sexual dos seres humanos. Não podemos desassociar a influência social que o conceito de beleza ganhou com o passar dos tempos. Na publicação anterior do Blog podemos ver esclarecidamente alguns aspectos dessa modificação do padrão de beleza. No contexto atual podemos observar de perto o quanto a beleza passou a ser vendida como mercadoria. Basta notar que temos uma grande influência dos produtos de cosméticos, produtos relacionados a beleza, no nosso dia a dia. As propagandas tentam cada vez mais associar um produto a condição fundamental para se alcançar o corpo, o cabelo, a pele perfeita e requisitada pelos padrões de beleza.
            Não que isso seja de fato um retrocesso na evolução humana, até porque esses produtos aumentam esse estimulo biológico atrativo para que os pares atinjam o estágio de cópula. Mas associar a beleza humana unicamente a produtos  acaba por fazer do ser, em questão, um refém de mercadorias. Isso mesmo, o ser perde a essência em si, passando a ver na mercadoria o valor que deveria ser dado natureza de sua existência.
            Bom vamos esclarecer o conceito de beleza natural. Para dar inicio é claro devemos ressaltar que beleza neste contexto não depende unicamente da aparência do corpo e sim de toda essência que constitui o ser humano. Biologicamente, em testes relacionados com roedores, podemos exemplificar os centros no cérebro relacionados ocitocina e vasopressina que induzem os indivíduos a exercerem um papel afetivo com a prole, esse mecanismo passa a ser aceito pela comunidade cientifica como similar em humanos. Já comprovado em humanos que o desejo pelo parceiro tem uma relação direta com os centros de recompensa no cérebro.                                                                                             Além disso, é claro devemos ressaltar que a questão psicológica da beleza humana, os seres humanos possuem uma seleção individual segundo o comportamento social do parceiro em questão. Para isso podemos explicar por meio de uma parte da explicação de Freud sobre a psique humana, a capacidade do ser humano em controlar seus aspectos instintivos por meio das regras sociais e constituir uma relação afetiva com par e a sociedade. A segurança em que os parceiros podem encontrar no convívio entre eles e a sociedade vai determinar a atração comportamental. 



Um comentário: